conhecer as leis e as regras de trânsito ajuda a antecipar o comportamento dos outros utentes das vias, contribuindo também para um comportamento mais previsível por parte do ciclista
piso
atenção ao piso irregular e escorregadio
especial atenção aos carris dos eléctricos (deverá atravessá-los num ângulo o mais próximo possível de um ângulo recto – 90º)
chuva
atender às previsões meteorológicas antes de começar a sua viagem
usar roupa impermeável quando chova
preste especial atenção ao piso metálico (e.g., tampas de esgoto, carris dos eléctricos, etc.), assim como às pinturas na estrada (e.g., passadeiras) que ficam significativamente mais escorregadias quando molhadas
engarrafamentos
muita atenção ao avançar entre as filas de trânsito parado, manter uma distância de segurança dos outros veículos e sobretudo manter-se visível
os carros estacionados podem ser perigosos, tome especial atenção à abertura de portas, a carros a arrancar e a peões a atravessar
nos semáforos os condutores nem sempre utilizam as luzes de mudança de direcção quando pretendem virar para outra rua. Se não tiver a certeza, espere até que o condutor torne explícita a sua intenção
tome especial atenção ao ultrapassar autocarros e outros veículos longos. Note que os ângulos mortos destes veículos são muito maiores do que os dos carros normais. Nunca ultrapasse veículos longos/pesados pela direita
atenção aos veículos que mudam de via de trânsito
passeios
evite, tanto quanto possível, circular de bicicleta nos passeios. Os passeios devem ser de uso exclusivo dos peões (além disso, oferecem perigos escondidos)
desmonte ou reduza substancialmente a velocidade (para uma velocidade equivalente à dos peões) quando circular em ruas pedonais
esteja muito atendo aos peões quando circular em corredores para bicicletas pintados em passeios
cruzamentos
escolha a melhor via antes de se aproximar do cruzamento
assinale com antecedência a sua intenção de mudar de via
esteja atento aos carros que pretendam virar quer à direita, quer à esquerda
num cruzamento semaforizado, procure posicionar-se à frente dos restantes veículos antes do sinal ficar verde (por um lado evita respirar fumos de escapa e, por outro, mantém-se visível para todos os outros veículos)
rotundas
se pretender sair na primeira saída dirija-se para a via mais à direita
se pretender tomar outra saída, deverá ocupar uma via mais à esquerda
muita atenção aos condutores que cortam as rotundas a direito, de vias interiores
mantenha contacto visual, posicione-se correctamente na via e sinalize sempre que necessário e seguro
corredores BUS
o Código da Estrada não permite a utilização das faixas BUS por parte dos condutores de bicicletas, no entanto, circular em corredores BUS pode representar um ganho de segurança na medida que se reduz a interacção directa com outros veículos, mas isto depende muito das circunstâncias de cada corredor
a partir de Janeiro de 2014, nos casos em que as Câmaras Municipais assim o entendam, passou a ser permitido às bicicletas circularem nas faixas BUS
ruas de sentido único
de acordo com o Código da Estrada não é possível a circulação de bicicletas em contramão em vias de sentido único. No entanto, pode ser útil a circulação de bicicletas em ruas de sentido único com pouco trânsito. Atenção que esta opção deve ser tomada caso a caso, atendo às características da via (por ex. quantidade de carros, largura da via, estacionamento, etc.)
circular lado-a-lado
é permitido circular a par de bicicleta, exceto em vias com reduzida visibilidade ou sempre que exista intensidade de trânsito, desde que não circulem em paralelo mais que duas bicicletas e tal não cause perigo ou embaraço ao trânsito.
em caso de acidente
registe os dados dos outros condutores, veículos e/ou peões envolvidos (nome, contacto, matrícula, etc.). Pode pensar que está tudo bem na altura mas descobrir mais tarde que afina teve sequelas físicas do acidente, ou que a bicicleta afinal sofreu algum dano
procure cuidados médicos especializados. Antes de voltar a utilizar a sua bicicleta assegure-se que esta se encontra em condições de segurança
se a polícia for chamada a intervir, insista em prestar declarações expondo a sua perspectiva
redução da tensão com motoristas
facilite as ultrapassagens sempre que tal for possível sem diminuir a sua segurança (nomeadamente afectando o seu espaço tampão de escapatória) e sem afectar a preparação de manobras, etc.
não preste atenção a comentários feitos sobre a utilização de bicicletas no
trânsito
não alimente situações de hostilidade e conflito, ignore e siga caminho; mantenha uma atitude assertiva, o Código da Estrada dá-lhe o direito de circular na faixa de rodagem
respeite para ser respeitado
contacto visual olhos-nos-olhos
procure sempre que possível estabelecer contacto visual olhos-nos-olhos com um condutor antes de fazer qualquer manobra, mas esteja sempre preparado para a hipótese de ele ter olhado na sua direcção mas não o ter visto – mantenha espaço de escapatória
peões
tenha atenção aos peões, que podem ter reacções inesperada à passagem de um ciclista. Procure sinalizar a sua passagem de forma clara, mas discreta, por exemplo através de uma campainha ou de um simples aviso verbal