Parquear a bicicleta em segurança

Parquear a bicicleta em segurança

Em ambiente urbano, é comum termos de parar a bicicleta para irmos a qualquer lado. Seja para ir trabalhar/ escola, ir às compras no comércio local ou por qualquer outra razão. É imprescindível que deixes a tua bicicleta parqueada de forma segura. O grau de segurança depende do tempo que vais demorar, do local e da hora do dia, ou da zona da localidade. Procura um local movimentado e visível.

Deverás assegurar que o suporte onde prendes a bicicleta é adequado. Idealmente, deverás fazê-lo num estacionamento do tipo sheffield. Caso este não exista, procura um sinal de trânsito ou outro mobiliário urbano que permita prender o cadeado. Evita obstruir os passeios e as passagens pedonais.

O cadeado deve ser robusto e de qualidade, preferencialmente do tipo u-lock (como regra de ouro, o cadeado deverá custar pelo menos 10% do custo da bicicleta). Correntes finas e baratas são muito fáceis de cortar.

É essencial prenderes as duas rodas e o quadro ao suporte (ver figura). Poderás prender também o selim. Para uma segurança extra, substitui os apertos rápidos por um sistema de porcas de segurança.

Não encontras parqueamento suficiente ou adequado na tua localidade? Contacta a tua Junta de Freguesia ou a Câmara Municipal. Em Aveiro, Lisboa e Setúbal, estará em breve disponível uma plataforma de avaliação e pedido de parqueamento para bicicleta. Um projecto MUBi – Bike de Boa. Fica atenta(o)!