Mª Margarida Maurício

Contagiada pelo crescente entusiasmo (e número) das bicicletas a circular na cidade de Lisboa, comecei com alguma frequência a fazer um pequeno trajecto casa-trabalho de 15min pela ciclovia existente, e rapidamente me converti ao deslizar das rodas movidas a pedais.

O desafio seguinte era libertar-me dos circuitos pré-definidos e ter à vontade suficiente para pedalar na estrada, de forma a conseguir fazer mais percursos e conseguir utilizar mais livremente a bicicleta no dia-a-dia: propus aos Bike Buddies um percurso Entrecampos-Restauradores, e o João Barreto rapidamente se disponibilizou para me acompanhar.

Além de um percurso em descida ao fim de tarde que se revelou bem mais simples do que eu imaginaria (bem, em regime “aprendiz” todos os cruzamentos, rotundas e semáforos pareceram mesmo muito fáceis), o João deu-me muitas informações úteis sobre o que é obrigatório e acessório para quem utiliza bicicleta, direitos e deveres dos ciclistas urbanos, estratégias de circulação para maximizar a segurança de todos, como sensibilizar os condutores de outros veículos, e além disto contou-me também que…poderia regressar de metro, pois as bicicletas são permitidas após as 20h (uma agradável novidade).

Em minha defesa tenho a dizer que no dia seguinte repeti o percurso sozinha (desta vez sem batota), e que o vou fazer muitas vezes mais, e outros novos também.
Esta experiência é um excelente incentivo, por isso muito obrigada pela vossa disponibilidade genuína e entusiasmo, buddies!

Deixe um comentário